Tapioca, as bolinhas irresistíveis!

Dificuldade: Fácil   
Tempo de preparação: 30 min 
Doses: 6 pessoas 

Desde pequena que adoro esta sobremesa. Estou sempre a pedir à minha mãe e tia para fazerem.
Chegou o momento de aprender a receita delas e passar a fazer eu mesma.
Ficou muito boa, acho que aprendi bem!

 


Ingredientes
 

- 200g de tapioca (saiba mais)
- 600ml de leite (optei por magro)
- 180g de açúcar (Gosto das sobremesas pouco doces, por isso usei apenas 120g) 
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 1 gema
- Canela em pó (para polvilhar) 




Execução
Escolha um recipiente grande e coloque a tapioca. Encha de água até pelo menos 1cm acima. Deixe de molho por pelo menos 30 minutos; eu opto sempre por deixar umas 4 horas, ou de 1 dia para o outro. Se quando for preparar a sobremesa ela não tiver absorvido a água toda, escorra-a!

Coloque numa panela anti-aderente o leite a aquecer com o pau de canela, a casca de limão e o açúcar. Adicione aos poucos a tapioca demolhada vá mexendo sempre por uns 8 a 10 minutos.
Quando tiver ganho goma e estiver com a consistência de creme, baixe o lume retire a casca de limão e o pau de canela adicione a gema mexendo freneticamente para não cozer a gema antes de ela estar bem misturada no creme.

Retire do lume, tape e deixe a tapioca apurar um pouco.
Distribua por pequenas taças individuais ou num recipiente largo e polvilhe com canela!

Pode comer ainda morna ou fresquinha.
Deliciem-se!

Comentários