Pão Chapati


O Pão Chapati é a primeira receita que partilho relativamente ao menu do post anterior - A honra de cozinhar para 4 Monges Tibetanos. Este menu foi especialmente criado para servir aos Monges que estiveram de passagem por Portugal.


Ingredientes
- 250g Farinha de trigo (usei da marca Espiga)
- 100g Farinha integral (usei da marca Nacional)
- 180ml água morna
- 1 colher sopa azeite
- 1 colher café cuminhos
- Pitada de flor de sal

A preparação da massa pode ser feita com as mãos ou com a preciosa ajuda de algum eletrodoméstico para amassar, como uma máquina de fazer pão ou um robot de cozinha. Eu usei o meu maravilhoso Robot Chef Kenwood, com o gancho para amassar e ficou uma massa muito fofa.
O modo de preparação é o mesmo. Juntar todas as farinhas, o azeite, cuminhos e sal. 

Amasse tudo e vá juntando aos poucos a água. Depois de toda a água acrescentada, deixei a amassar cerca de 20-25 minutos, em velocidade média/alta. 

Quando amassei à mão teve de ser bem mais tempo e com intervalos para descansar os braços. No processo manual é preciso sovar bem a massa.

Quando obtiver uma boa massa de pão, fofa e homogénea, faça uma bola e deixe a repousar cerca de 30 minutos, coberta com um pano.
Depois da massa levedada, deixe aquecer bem uma frigideira plana (estilo crepeira). 
Entretanto divida a massa em pequenas bolas, do tamanho de bolas de ping-pong. 
Enfarinhe bem uma superfície e estenda cada bolinha de massa até ficar bem fina.


Coloque sobre a crepeira bem quente e deixe começar a cozer o pão. Entretanto aprendi um truque durante a refeição que servi aos Monges, com a Sónia Peixoto - a tradutora que os acompanha e que teve a oportunidade de assistir ao processo de execução do Chapati na Índia.
Molhe bem um pano limpo e depois troça; amasse-o até fazer uma bola. 

Quando o pão começar a formar bolhas de ar, baixe-as dando pancadinhas com o pano; quando estiver uniformemente cozido, vire e repita o processo.

Pode comer simples, molhar em pratos como o caril ou barrar com, por exemplo, manteiga aromatizada com alho, salsa e limão.  Ensinarei em breve a receita.

Delicie-se!

Comentários